quinta-feira, 17 de março de 2016

Do tamanho do mundo


Em 1.968, conheci Henrique Setti Neto.
Ele dava aulas de Português e eu de Matemática no curso CAPI, preparatório para faculdades.
Ficámos amigos. Imensamente amigos.
Algum tempo depois ele, Henrique, trouxe para o CAPI um jovem professor português, Luís Pardal.
Entrou em nossa equipe, a dar aulas de História. E foi um dos que abandonaram o CAPI quando fui demitido. Todos em solidariedade a mim.
Quando casei-me pela primeira vez, Pardal foi meu padrinho de casamento.
Antes, ele já fora chamado pela repressão da ditadura a prestar depoimento.
Eu fui preso, condenado, fiquei preso quase um ano e meio. Nada a ver com Pardal.
Mas tudo isso me fez perder contato com ele.

Milhares de anos depois, Henrique faleceu.
Eu vim viver em Portugal.
Pardal, à procura de Henrique, encontrou-me na Internet.

Também graças à web, encontrei André Setti, filho de Henrique.
Mesma aparência. Igualmente poeta.

Levo agora Pardal a André, para que celebrem a memória de Henrique.


E que esse mundo pequeno, onde todos se encontram, se engrandeça nessa união.

Sem comentários: