segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Mesmo


Façamos justiça: não foi o Facebook que inventou a estupidez.
Ele apenas propiciou a exposição democrática da mesma.

Aliás, a Mesma deve ser a mulher do Mesmo, aquele que sempre nos ameaça quando estamos diante da porta de um elevador, no Brasil:
“Antes de entrar no elevador, verifique se o Mesmo se encontra nesse andar.”
Medo!
No meu tempo de criança havia o Bicho Papão. Agora há o Mesmo.

E por falar nisso. As pessoinhas, no Facebook, gostam de ficar em zona de conforto. Todas aconchegadinhas naquilo que as dispensa de pensar. Gostam do Mesmo.

Um cristão não se pergunta por que guarda o domingo.
Domingo, Sunday. Dia do Sol.
As principais características do Jesus construído pela Santa Igreja – e reverenciado até hoje por todos os cristãos – foram copiadas dos deuses pagãos.
O nascimento no dia 25 de Dezembro, por exemplo.

Há os socialistas que nasceram socialistas e planejam morrer como tais. O Muro caiu, a humanidade acordou do pesadelo soviético, mas na crença deles ninguém mexe. Sempre o Mesmo. E brincam de tentar redefinir seu sonho.

Para gozar da companhia do Mesmo é preciso fechar os olhos e entrar no elevador. Esteja ele naquele piso ou não. Para tanto, acredita-se em qualquer coisa. Levam-se a sério artigos do Diário Pernambucano, do Piauí Herald e do Sensacionalista. Tudo dá no Mesmo.
Chico Buarque é pai de Eduardo Campos. Deu no Diário Pernambucano.
Levam-se a sério os textos que vieram a compor aquilo que atende pelo nome de Bíblia.
“(...) e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. (…) Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.”
Aconteceu? Não. Mas dá no Mesmo.

Os Espiritistas são outro capítulo curioso. Há pouco, tive a ideia de colocá-los não em confronto com minhas ideias, mas comparar as ideias deles (ou seja, as ideias de Kardec) com as ideias da Antroposofia de Steiner. Afinal, ambos acreditam na existência de um “mundo dos espíritos”. Acontece que são mundos muito distintos entre si. Das duas uma: ou um deles está errado ou os dois. Gastei meu latim à toa. Os espiritistas, se leram o que escrevi, não quiseram dizer nada. Afinal, esse Steiner é um bocadinho complicado. Kardec é mais fácil.

Já tive momentos de tristeza graças a essa inércia dominante. Hoje me divirto com isso.

Mesmo.

Sem comentários: