sexta-feira, 27 de junho de 2014

Espiritismo - 01

O título deste post indica que vários outros virão.
Serão vários enfoques.
Um deles é o de mostrar como o Kardecismo é datado. Puro século XIX.

Como aperitivo, aí vão trechos de um artigo de Kardec na Revista Espírita Ano V - 1862, mês de Abril.
Essa revista pode ser baixada na Internet, gratuitamente. Na tradução brasileira, o artigo está nas páginas 141 a 152.
O artigo tem por título: PERFECTIBILIDADE DA RAÇA NEGRA

Pra quem não sabe, "perfectibilidade" é a capacidade de aperfeiçoar-se.

Só pra dar uma ideia do teor do artigo:  a editora brasileira teve de fazer um acordo com o Ministério Público Federal (brasileiro) para poder publicá-lo. O acordo resultou na publicação (a partir da pág. 529) de uma longa Nota Explicativa que tenta convencer os leitores de que Kardec não disse o que disse.

Vou dar aqui uns trechinhos do artigo de Kardec. Quem quiser saborear o texto integral, baixe a revista.

Pág. 147:  "Mas, então, por que nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa e não na Oceania? em corpos brancos, ao invés de corpos negros?"

Pág. 149:  "Arago entre os selvagens, com todo o seu gênio, será tão inteligente quanto o pode ser um selvagem, e nada mais; jamais será, numa pele negra, membro do Instituto."

Pág. 150/151:  "Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos; como Espíritos, trata-se, sem dúvida, de uma raça inferior, isto é, primitiva; são verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. Mas, por meio de cuidados inteligentes é sempre possível modificar certos hábitos, certas tendências, o que já constitui um progresso que levarão para outra existência e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições."

Pág. 151:  "Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais atingirá o nível das raças caucásicas; mas, na qualidade de Espírito, é outra coisa: pode tornar-se e tornar-se-á aquilo que somos. Apenas necessitará de tempo e de melhores instrumentos."

Quando Kardec escreveu isso (não vou qualificar. Não é preciso), ainda faltavam 26 anos para a Abolição dos escravos no Brasil. Mas convenhamos que os Espíritos podiam ter dado um ligeiro toque nele, tipo:
- Allan, corta essa!

Sem comentários: