terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Montesinho Vivo


Há em Bragança, Portugal, um jovem advogado – Telmo Cadavez – que dedica boa parte de seu tempo livre, junto com alguns amigos, ao trabalho de resgate do Parque Natural de Montesinho. Mostrou-me – em seu computador – algumas das mais de mil fotos de que já dispõe das aldeias da região.
Como um de meus maiores sonhos é o de encontrar formas de revitalizar aquela área de Portugal, levando para lá gente jovem que inverta a atual tendência de desertificação, só poderia ficar, como fiquei, entusiasmado com a criação do movimento Montesinho Vivo.

Vamos ajudar esse movimento a crescer
Em breve será lançado por esses rapazes o site montesinhovivo.pt.
O Parque Natural de Montesinho é uma das regiões mais inexploradas da Europa. São 700 km² que aliam uma natureza privilegiada à existência de infraestrutura surpreendente (para os padrões brasileiros): há escolas (que estão sendo gradativamente fechadas graças à desertificação) e assistência médica. As estradas são asfaltadas. As aldeias dispõem de redes de esgoto, de água, de luz elétrica e de telefonia (fixa e móvel). E, obviamente, televisão (ah, como os portugueses são viciados em TV). É verdade que, em Pinheiro Novo, eu era obrigado a sair de casa e andar debaixo de neve pra ir telefonar a cem metros de distância, no meio da estrada. Mas nada é perfeito.
Lá é possível viver uma vida de sonho, junto à natureza mais intocada, com conforto e segurança. Além disso, quando a pessoa ficar um pouco entediada de vida tão saudável, são só três a quatro horas até Madrid, pouco mais até Paris.
Aguardo com ansiedade o lançamento do site dessa rapaziada.

(Não resisto à tentação de sugerir ao dr. Telmo Cadavez que, caso decida fazer também um blog pessoal, dê a ele o nome: “Uma coisa de cada vez”.)

Sem comentários: