quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Valença, ou de Faro a Faro


Valença fica às margens do rio Minho, na fronteira setentrional. Há lá uma fortaleza enorme, dentro da qual funciona um pequeno centro comercial muito visitado pelos espanhóis. Veja a fortaleza (ou melhor, pequena parte dela):

Quem se dispõe a invadir?
Depois de visitá-la, como queríamos almoçar, encontramos a subida para o Monte do Faro. Lá no alto, um restaurante de comida divina e serviço impecável. O rapaz que nos atendeu, de forma perfeita, tem um sonho: ir morar em Salvador e montar uma pousada no nordeste brasileiro. Vejam só. É por isso que a espécie humana é tão encantadora. Há gosto pra tudo.
Lá do alto, fotografamos o rio Minho:

Dizer o quê
Valença vista lá do alto do Monte do Faro é assim:

Aqui termina (ou começa) Portugal
Agora, além dessa surpresa de encontrar um Faro bem ao norte, quando o que conhecia era a cidade de Faro, lá no Algarve, bem ao sul, tive outra surpresa, que - pensando bem - já deixou de ser surpresa. É que a qualidade de vida desses habitantes do cantinho sudoeste da Europa parece que melhora quanto mais eles reclamam de tudo.
Ao subir ao Monte do Faro, passa-se por um lugarejo (digamos que deve ser um bairro de Valença, algo assim) chamado Picões. É cada casa mais linda que a outra. Fotografei uma, juro que absolutamente ao acaso, e um pedacinho da rua em que ela fica, só pra dar uma idéia.

É pouco?
Disseram-me serem casas, na maioria, de médicos do Porto

Sem comentários: